Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Concedido benefício da assistência judiciária gratuita a servidor público que comprovou ser hipossuficiente

Publicado por Sérgio Merola
há 6 anos


Decisão da 6ª Turma do TRF da 1ª Região concedeu benefício da assistência judiciária gratuita a servidor público em sede de recurso de agravo de instrumento.

Buscando a correção de taxa de juros incidente sobre empréstimo contra a Caixa Econômica Federal, o servidor requereu os benefícios da justiça gratuita mediante a apresentação de documentos que comprovavam a sua hipossuficiência.

Recorrendo ao TRF1, em virtude do pedido ter sido denegado em primeira instância, o autor alegou estar impossibilitado de custear as despesas processuais, elencando todas as suas despesas como forma de provar a sua hipossuficiência.

Ao analisar o caso, o relator, desembargador federal Kassio Nunes Marques, esclareceu que sobre o pedido de assistência judiciária gratuita, a jurisprudência do TRF1 é no sentido de ser necessário que a parte interessada afirme, de próprio punho ou por intermédio de advogado legalmente constituído, que não tem condições de arcar com as despesas processuais sem prejuízo do sustento próprio ou da família.

Na hipótese dos autos, o agravante demonstrou por extensa prova documental a sua hipossuficiência: e também, há documentos a infirmar sua condição de miserabilidade, fato que aponta o enquadramento do recorrente na condição de hipossuficiente.

A decisão foi unânime.

Processo nº: 0012443-22.2017.4.01.0000/RR

Data da decisão: 20/11/2017

Data da publicação: 12/12/2017

Fonte: Tribunal Regional Federal da 1ª Região

  • Sobre o autorAdvogado - Especialista em Concursos e Servidores Públicos
  • Publicações309
  • Seguidores2197
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações596
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/concedido-beneficio-da-assistencia-judiciaria-gratuita-a-servidor-publico-que-comprovou-ser-hipossuficiente/548614840

Informações relacionadas

Direito para A Vida, Jornalista
Modelosano passado

[Modelo Inicial] Ação de cobrança saldo do PASEP

Marcela Conceição Santana Santos, Advogado
Notíciashá 4 anos

Ação Revisional Pasep

Sua Primeira Ação, Jornalista
Modelosano passado

[Modelo Inicial] Ação de cobrança saldo do PASEP

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)