Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Candidato cotista pode concorrer a vagas mesmo quando desclassificado

Publicado por Sérgio Merola
há 6 anos

E se o candidato cotista for desclassificado do concurso por não atender aos requisitos do sistema de cotas? Isso significa que ele está fora do concurso?

Não está, segundo entendimento do Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O candidato ainda pode continuar no concurso na ampla concorrência.

A decisão beneficiou um candidato de um concurso de técnico judiciário do TRT-7, que havia sido eliminado e não teve seu direito garantido de continuar no certame.

Além de suspender a decisão administrativa que eliminou o autor da ação, a liminar assegurou o direito do candidato de competir no sistema de ampla concorrência.

Como fundamento da decisão, foi destacada a Resolução 203 do CNJ, que determina que a eliminação de candidato que concorre como cotista só pode se dar por declaração falsa, o que não foi o caso.

No caso, a comissão avaliadora apenas afirmou que o candidato não possuía as características fenotípicas exigidas pelo edital.

Fonte: Agência de Notícias do CNJ

  • Sobre o autorAdvogado - Especialista em Concursos e Servidores Públicos
  • Publicações309
  • Seguidores2199
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1116
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/candidato-cotista-pode-concorrer-a-vagas-mesmo-quando-desclassificado/551832021

Informações relacionadas

Nayara Gonçalves Siqueira, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Recurso Para Comissão de Heteroidentificação

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

aquele negócio de "todos são iguais perante a lei" já sucumbiu? continuar lendo

Infelizmente sim. continuar lendo

O que é "características fenotípicas"? Onde acho isto nas Leis? continuar lendo